Já fez LIKE no TVI Notícias?

FMI: Luxemburgo exposto a eventual «acidente político»

Relacionados

Sem referir diretamente a Grécia, Fundo Monetário Internacional alerta para repercussões no país por via do sistema financeiro

O Luxemburgo e o seu sistema financeiro estão expostos a um eventual «acidente político» na Zona Euro, afirmou esta segunda-feira o Fundo Monetário Internacional (FMI), numa referência indireta à Grécia.

«Um acidente político na Zona Euro poderá provocar uma crise financeira que englobe toda a região», afirmou o FMI nas conclusões preliminares do seu relatório anual sobre a economia do Luxemburgo, sem, no entanto, especificar o que entende por «acidente político».

PUB

O Fundo tinha dito a 7 de maio, um dia depois das eleições legislativas gregas, que se abstinha de qualquer comentário sobre a Grécia enquanto não houvesse governo. Desde então, as negociações para formar governo na Grécia foram infrutíferas.

Para o FMI, «um agravamento da crise da Zona Euro terá repercussões no Luxemburgo, por via dos canais económicos reais e financeiros».

«Um abrandamento na Zona Euro fará aumentar o desemprego, poderá alterar a capacidade das famílias de pagarem os seus empréstimos e, em consequência, degradar a qualidade dos ativos dos bancos oriundos do mercado interno. Isso também poderá pesar nas contas públicas», alerta a instituição.

PUB

Relacionados

Últimas