Já fez LIKE no TVI Notícias?

Greve geral gera confrontos em Atenas

Relacionados

Manifestantes organizam protestos no Parlamento

Os sindicatos gregos iniciaram esta sexta-feira uma greve geral de 48 horas contra as medidas de austeridade impostas pelo segundo pacote de ajuda financeira ao país que devem ser votadas no parlamento no Domingo. Há vários confrontos a registar entre polícia e manifestantes.

Em Atenas, onde os transportes públicos estão paralisados, estão a ser organizadas manifestações na Praça Syntagma, frente ao edifício da assembleia para onde foram mobilizadas as forças da ordem e uma marcha de protesto no centro da cidade.

PUB

Esta é a segunda greve geral decretada pelas centrais sindicais gregas em menos de uma semana. Na terça-feira, as duas centrais sindicais que representam os sectores público e privado decretaram uma paralisação de 24 horas com manifestações que juntaram mais de 20 mil pessoas em Atenas e Salónica, no norte do país.

Neste momento, em Atenas, os transportes públicos, Rede de autocarros, metropolitano e ligações marítimas não estão a funcionar. Apenas uma linha de autocarros se encontra operacional nos bairros da periferia no norte da capital.

Para os sindicatos, o programa de austeridade acordado pelos três partidos da coligação governamental demonstram a «decadência da sociedade grega» e, de acordo com um comunicado divulgado hoje, o protesto na capital vai prolongar-se durante todo o dia.

Hoje, previsivelmente, as medidas de austeridade vão ser apresentadas ao parlamento e são votadas no Domingo.

PUB

Relacionados

Últimas