Já fez LIKE no TVI Notícias?

Juncker: «Não podemos obrigar gregos a ficar no euro»

Relacionados

Presidente do Eurogrupo quer que a Grécia se mantenha na Zona Euro, mas não pode obrigá-la a fazê-lo

Os líderes europeus não podem «obrigar» a Grécia a ficar no euro. O presidente do Eurogrupo quer que Atenas mantenha a moeda única, mas sublinha que não pode obrigá-la a fazê-lo se os gregos não o quiserem.

«Estou absolutamente convencido que tudo está a ser feito para que nenhum dos membros da Zona Euro saia do grupo de 17, mas se esse for o desejo dos gregos, e penso que seria um erro, não se os pode obrigar», disse Jean-Claude Juncker, numa entrevista à televisão alemã ZDF.

PUB

Europa cansada às «montanhas russas»

Reunidos na quarta-feira à noite em Cannes, onde teve início já esta quinta-feira o G20, os europeus instaram a Grécia a dizer se quer manter-se no euro.

«Não se vai brincar às montanhas russas sobre a questão grega permanentemente. Devemos saber para onde vamos e os gregos devem dizer para onde desejam que as coisas vão».

Questionado sobre o ambiente à volta da mesa durante a reunião de quarta-feira à noite, Juncker respondeu apenas: «Muito mau», cita a Lusa.

«Penso que ele não estava muito à vontade», afirmou Juncker sobre a postura do primeiro-ministro grego, Georges Papandreou, em relação aos parceiros europeus.

O anúncio sem pré-aviso de um referendo «provocou uma viva irritação nos mercados financeiros e nos meios governamentais», recordou o também primeiro-ministro do Luxemburgo.

PUB

Relacionados

Últimas