Já fez LIKE no TVI Notícias?

OCDE confiante em acordo político em Portugal

Regime fiscal deve ser simplificado

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE) acredita que Portugal chegará a um consenso político com vista à correcção da situação das finanças públicas.

O secretário-geral da instituição, que está em Portugal a apresentar um relatório sobre a economia nacional, diz estar «confiante que Portugal vai conseguir ultrapassar esta crise. A ambiciosa estratégia de consolidação orçamental precisa de um forte consenso político que o país já mostrou no passado que conseguia alcançar».

PUB

Neste «momento interessante de Portugal», «se o consenso político necessário pudesse ser levado um pouco mais longe e fosse utilizado para aprofundar o processo de reformas estruturais já em curso, Portugal não só faria aumentar a produtividade e os níveis de vida da sua população, mas ganharia também uma maior resistência a futuras crises», afirmou Angel Gurría, durante a apresentação.

Mas para que a recuperação seja duradoura, os problemas estruturais de Portugal devem ser abordados no âmbito de uma estratégia mais ampla.

Portugal precisa de se desembaraçar do excesso de burocracia e rigidez regulamentar e simplificar o sistema fiscal é uma prioridade para melhorar o ambiente de negócios.

Lembrando que Portugal viveu duas décadas de crescimento e de convergência dos níveis de vida em relação à média da União Europeia, Gurría diz que «esta dinâmica parece haver-se perdido na ultima década. Agora que estamos em tempo de crise, não devemos nos deixar dominar pelo pessimismo. O pessimismo provoca paralisia».

«Com a inteligência política», Portugal pode «retirar o máximo de lições desta crise», e entrar numa nova era de aumento gradual e sustentado dos níveis de vida.

PUB

Últimas