Já fez LIKE no TVI Notícias?

Alemanha: proposta subida da idade de reforma para 70 anos

Relacionados

Conservadores aconselham aumento da idade de reforma para 70 anos, perante baixa taxa da natalidade e tendência de envelhecimento da população

Dois centros de reflexão alemães recomendam a subida da idade de reforma para os 70 anos, perante a baixa taxa da natalidade e os custos do sistema de protecção social «do berço à cova».

A Alemanha já decidiu subir a idade do fim da vida activa de 65 para 67 anos.

PUB

Michael Huether, do think tank conservador IW, afirmou ao diário «Rheinische Post» que, «se se olhar para a cada vez maior esperança de vida e a cada vez menor taxa de nascimentos na Alemanha, a idade de reforma aos 70 será introduzida» mais cedo ou mais tarde.

Recomendação já tinha sido pedida por Bruxelas

A proposta faz eco de uma avaliação similar da Comissão Europeia, que, em Julho, disse que os 27 Estados membros precisariam de elevar as idades de reforma para os 70 anos até 2060.

O tópico está na agenda em toda a Europa, mas nenhum país está a planear ir além dos 68 anos, escreve a AP.

Klaus Zimmermann, do think tank liberal DIW, disse ao diário «Handelsblatt» que «aumentar a duração da vida activa para os 70 anos é a melhor maneira humana de lidar com o desafio».

Os críticos da ideia apontam que existem poucos empregos para os mais idosos, o que não lhes deixa outra alternativa que não seja precisamente a reforma.

Esta tendência está também a verificar-se nos Estados Unidos, onde mais pessoas decidiram reformar-se e pedir os benefícios da segurança social em 2009 - 2,74 milhões - do que em qualquer outro ano, devido a um anémico mercado de trabalho.

PUB

O grupo alemão VdK, que expressa os interesses dos reformados, explicou na quarta-feira que apenas um quinto dos desempregados com 60 anos ou mais consegue encontrar emprego.

A dirigente do VdK, Ulrike Mascher, classificou de «utópica» a ideia de elevar a idade de reforma para os 70 anos e acentuou que um quarto dos alemães com idades entre 55 e 59 precisam de se reformar antecipadamente, porque estão demasiado doentes para trabalhar.

O debate é complicado pelo facto de a força laboral alemã estar em redução significar que o país vai enfrentar uma aguda escassez de mão-de-obra em alguns sectores.

A sugestão do aumento da idade de reforma para os 70 anos atiçou ainda mais o debate, desencadeado pela aprovação, em 2007, de uma lei que aumenta a idade de reforma dos 65 para os 67 anos, a partir de 2012 e até 2029.

A ideia do aumento da idade que dá acesso aos benefícios totais para mais de 67 anos também tem circulado nos Estados Unidos, a par de cortes nos benefícios e aumento de impostos.

Algumas estimativas apontam para a necessidade de cortar em 25 por cento os benefícios para os reformados norte-americanos dentro de uma década, se nada for feito até lá.

Na Europa, em todo o lado se verifica a tendência de envelhecimento da população.

PUB

Relacionados

Últimas