Já fez LIKE no TVI Notícias?

IVA: Comércio teme efeitos no consumo e evasão fiscal

Confederação do Comércio e Serviços esperava «maior ambição» na consolidação orçamental pelo lado da despesa

A Confederação do Comércio e Serviços de Portugal (CCP) está convicta de que o aumento do IVA em 2% para os 23% vai ter efeitos negativos no consumo, na evasão fiscal e no agravamento da competitividade da economia portuguesa

João Vieira Lopes esperava «maior ambição na consolidação orçamental pela redução da despesa», segundo uma declaração escrita que enviou à agência Lusa.

PUB

Esta «falta de ambição na despesa levou a um novo agravamento da carga fiscal, em particular através do IVA, com efeitos negativos no consumo, na evasão fiscal e no agravamento da competitividade, em particular das regiões transfronteiriças».

Além disso, «as medidas transversais anunciadas não preconizam uma reforma de fundo da administração pública, tal como era esperada e inadiável».

Sobre a entrada em vigor do Código Contributivo em Janeiro do ano que vem, o presidente da CCP não tem dúvidas de que «vai sobrecarregar ainda mais as empresas, com o alargamento da base de incidência das contribuições para a Segurança Social».

PUB

Últimas