Já fez LIKE no TVI Notícias?

Preços das portagens nas autoestradas devem aumentar no próximo ano

Os preços das portagens não sofreram alterações no ano passado, depois de quatro anos consecutivos de aumentos

O preço das portagens nas autoestradas deverá aumentar 1,84% em 2022, a confirmar-se a estimativa da taxa de inflação homóloga, sem habitação para outubro, divulgada, esta quinta-feira, pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

A fórmula que estabelece a forma como é calculado o aumento do preço das portagens em cada ano está prevista no decreto-lei n.º 294/97 e estabelece que a variação a praticar em cada ano tem como referência a taxa de inflação homóloga sem habitação no continente verificada no último mês para o qual haja dados disponíveis antes de 15 de novembro, data-limite para os concessionários comunicarem ao Governo as suas propostas de preços para o ano seguinte.

PUB

Na estimativa rápida do Índice de Preços no Consumidor (IPC), o INE avança que a taxa de inflação homóloga, excluindo habitação, no continente terá sido de 1,84% em outubro.

Em 2020 e 2021 os preços das portagens não foram alterados, após quatro anos consecutivos de subidas: em 2019 as portagens nas autoestradas aumentaram 0,98%, depois de aumentos de 1,42% em 2018, de 0,84% em 2017 e de 0,62% em 2016.

PUB

Últimas