Já fez LIKE no TVI Notícias?

Taxa de desemprego mantém-se nos 12,4% em junho

Relacionados

Estimativa do INE aponta para 636,4 mil pessoas desempregadas. Números de maio registaram uma correção de 42 mil desempregados

No entanto, em maio, há uma acentuada correção do desemprego. O INE reviu em baixa a taxa de desemprego desse mês, que na anterior estimativa se tinha fixado em 13,2%. A correção retirou 42 mil desempregados aos dados de maio. Adiantou que a taxa de desemprego dos adultos situou-se em 11% mantendo-se inalterada face a Maio.

A taxa de desemprego manteve-se inalterada em junho face a maio, nos 12,4%, segundo a estimativa mensal hoje divulgada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). A população desempregada foi estimada em 636,4 mil pessoas.

“A estimativa provisória da taxa de desemprego para junho de 2015 situa-se em 12,4%, mantendo-se inalterada em relação à estimativa definitiva obtida para maio de 2015”, refere o INE.

Recorde-se que, em janeiro de 2013, a taxa de desemprego bateu recordes históricos superiores a 17%.

O documento adianta aina que, em Junho, a população empregada era de 4.493 mil pessoas, número praticamente idêntico ao do mês anterior.

PUB

"A estimativa provisória da taxa de desemprego para Junho de 2015 situa-se em 12,4 pct, mantendo-se inalterada em relação à estimativa definitiva obtida para Maio de 2015," diz o comunicado.

Desemprego jovem com ligeiro aumento

"A taxa de desemprego dos jovens, que compreende a faixa etária entre os 15 e os 24 anos situou-se em 31,6%, tendo aumentado 0,5 pontos percentuais em relação ao mês anterior," frisa.

Segundo o cenário inscrito no Orçamento de Estado (OE) para 2015, a taxa de desemprego deverá fixar-se em 13,4% este ano.

Para 2015, o Executivo prevê um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) de 1,6%.

Em reação, o ministro da Economia sublinhou esta quinta-feira que Portugal regressou, ao fim de quatro anos, à taxa de desemprego que tinha antes da chegada da troika. 

PUB

Falando na conferência de imprensa que se seguiu à reunião do Conselho de Ministros, António Pires de Lima sublinhou que, em maio de 2011, o país tinha uma taxa de desemprego de 12,5%, e que em maio deste ano, a taxa caiu para 12,4%. 

 “A taxa de desemprego é, pela primeira vez, inferior àquele que o Governo recebeu como legado”, sublinhou o ministro.

PUB

Relacionados

Últimas