Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia: faltam duas ou três questões para o acordo

Relacionados

Ministro da Economia grego está confiante num acordo já esta quinta-feira, na cimeira de líderes da UE

Essas questões, segundo Stathakis, incluem o alívio da dívida a longo prazo e isenções ao IVA nas ilhas gregas, uma questão bastante sensível para o partido Gregos Independentes, que faz parte da coligação de governo com o Syriza.

O ministro da Economia grego, George Stathakis, avançou esta quarta-feira que faltam duas ou três questões para finalizar um acordo com os credores internacionais de um pacote de medidas que permita que Atenas volte a receber ajuda financeira e desbloqueie o impasse que dura há mais de cinco meses.

 “Há duas ou três questões muito específicas em aberto, como viram na parte final, são três das 50 medidas que foram acordadas” adiantou o responsável em entrevista à Mega TV.

Na entrevista à televisão grega, o governante sublinhou que está confiante num acordo na cimeira de líderes da União Europeia marcada para esta quinta-feira e que a solução vai ser apoiada pela ala mais à esquerda do Syriza.

“Creio que este acordo é aceitável para o Syriza e para a sociedade grega”.

PUB

Recorde-se que acordo da Grécia com os credores europeus pode ser chumbado pelo Parlamento do país. Alexis Tsipras quer um voto de confiança da maioria que suporta o Governo no Parlamento, mas enfrenta críticas dentro do próprio Syriza. 

O primeiro-ministro grego vai a Bruxelas esta quarta-feira para uma reunião com os líderes das instituições da antiga troika: o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, a diretora do FMI, Christine Lagarde, e o presidente do Banco Central Europeu, Mario Draghi.     Em cima da mesa estarão as propostas que o governo grego apresentou na segunda-feira, que parecem ter agradado aos credores, e que também serão apreciadas no Eurogrupo que arrancará às 18:00 desta quarta-feira, hora de Lisboa. 

PUB

Relacionados

Últimas