Já fez LIKE no TVI Notícias?

Brasil: investem 1,8 mil milhões no ouro

Próximos quatro anos são ricos em extracção do minério

O Brasil está a investir a sério em ouro. As empresas privadas mineiras do país vão investir 1,8 mil milhões de euros na extracção do minério durante os próximos quatro anos, revela este domingo o diário «O Globo», citando dados oficiais.

Este volume de investimento triplica os cálculos previstos anteriormente para aquele período e poderão contribuir para duplicar a produção de ouro no Brasil, que actualmente se situa em 62 toneladas por ano.

PUB

Este valor coloca o Brasil como o décimo terceiro país produtor de ouro, ainda assim muito abaixo das potências mundiais como a China (341 toneladas por ano), Austrália (259 toneladas), Estados Unidos (240 toneladas) e África do Sul (192 toneladas).

O Departamento Nacional de Produção Mineral acaba de conceder 1.270 autorizações a empresas mineiras para explorar o metal precioso e está a analisar outros 1.173 pedidos, segundo o diário brasileiro, que qualificou este aumento de pedidos como «uma nova corrida ao ouro».

Actualmente, existem no Brasil 2.819 explorações legais em actividade, se bem que a maior parte da produção se concentra nas poucas minas controladas por empresas estrangeiras.

A maior mina de ouro do país está localizada em Paracatú (Minas Gerais), no centro do Brasil e é propriedade da canadiana Kinross.

O Brasil só utiliza 12% da sua capacidade de produção, que poderia alcançar as 503 toneladas de ouro por ano, tendo em conta as reservas provadas do país.

PUB

Últimas