Já fez LIKE no TVI Notícias?

Cimeira: Barroso realça «amplo consenso» sobre crescimento

Relacionados

Líder da Comissão aponta para necessidade de aliar à consolidação orçamental a medidas de crescimento que potenciem criação de emprego

O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, realçou na última noite o «amplo consenso» dos Estados-membros da União Europeia (UE) sobre a necessidade de aliar à consolidação orçamental medidas de crescimento económico que potenciem a criação de emprego.

«Estabilidade e crescimento não devem ser vistos como escolhas. Precisamos de ambos. Houve um amplo consenso sobre isso», disse Barroso em Bruxelas, em conferência de imprensa no final de um encontro informal entre os líderes europeus dedicado à promoção do crescimento económico.

PUB

O presidente do executivo comunitário admitiu a necessidade de aliar à consolidação orçamental dos Estados-membros uma série de reformas estruturais que reforcem a competitividade e direcionem o investimento para a criação de emprego, cita a Lusa.

O presidente da Comissão Europeia anunciou na quarta-feira aos líderes europeus que já foram afetados 7.300 milhões de euros graças aos esforços das equipas de trabalho para combater o desemprego jovem, incluindo 330 milhões em Portugal.

Durão Barroso apresentou, durante a reunião informal de chefes de Estado e de Governo da UE dedicada ao crescimento e emprego, os resultados provisórios (até à data de 21 de maio) da ação-piloto que lançou em janeiro passado para ajudar os oito Estados-membros com maiores taxas de desemprego juvenil, afirmando que já foi possível reafetar verbas «consideráveis».

De acordo com um documento elaborado pelo executivo comunitário, já foram identificados cerca de 7,3 mil milhões de euros de financiamento da UE para «aceleração da execução ou reafetação» através desta iniciativa, que poderá beneficiar mais de 460.000 jovens e 56.000 pequenas e médias empresas (PME) no conjunto dos oito países.

Relativamente a Portugal, aponta o documento, encontravam-se por afetar em finais de 2011 cerca de 3.000 milhões de euros de fundos da UE, tendo sido já afetados para esta operação específica de combate ao desemprego jovem, graças aos esforços das equipas de trabalho, 330 milhões de euros, estando a decisão todavia ainda pendente.

PUB

Relacionados

Últimas