Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gaspar: questão da energia «não foi central» neste quarto exame

Governo mantém objetivo de reduzir rendas do setor

O ministro das Finanças, Vítor Gaspar, disse esta segunda-feira que a questão da energia «não foi central» nesta quarta avaliação da troika ao programa de resgate português. Ainda assim, Gaspar vincou que o Executivo quer reduzir as rendas do setor.

«O setor da energia não foi central neste quarto exame regular. Nem houve qualquer interação entre mim e a missão da troika relativamente a essa matéria», disse o ministro em conferência de imprensa, antes de acrescentar que «isso não exclui a necessidade de termos uma enorme ambição na agenda estrutural, que envolve a promoção de maior concorrência e abertura da economia portuguesa, bem como a diminuição das margens dos mercados do produto e do trabalho».

PUB

Já o secretário de Estado-adjunto do primeiro-ministro, Carlos Moedas, garantiu que a redução das margens de retorno excessivas, as denominadas rendas, «não têm só a ver com energia».

«Este memorando de entendimento tinha três medidas para cumprir, duas delas eram chamadas metas estruturais: acelerar a convergência do mercado de cogeração, eliminar a garantia de potência e a renegociação dos chamados custos de manutenção do equilíbrio contratual (CMEC). Todas foram integralmente cumpridas», adiantou.

PUB

Últimas