Já fez LIKE no TVI Notícias?

PCP quer extinção do Conselho de Finanças Públicas

Deputado Honório Novo «oferece novo corte orçamental» ao ministro das Finanças; e uma poupança de 3 milhões de euros.

O PCP propôs esta quinta-feira, em sede de Comissão de Orçamento e Finanças, a extinção do Conselho de Finanças Públicas (CFP). A proposta foi apresentada na comissão, que debate a proposta do Orçamento do Estado para 2013, pela mão do deputado Honório Novo.

«O PCP quer oferecer-lhe um novo corte orçamental; uma proposta que vai eliminar despesa, que o senhor até se propõe aumentar em 30% no próximo ano», disse o deputado comunista ao ministro das Finanças.

PUB

«Estamos a propor a extinção do Conselho de Finanças Públicas, que não tem cumprido as funções que a lei previa: ainda na semana passada, o conselho apresentou uma proposta preliminar sobre o Orçamento do Estado, a menos de 24 horas do debate sobre o documento, e muito depois da UTAO (Unidade Técnica de Apoio Orçamental) o ter feito ou o CES (Conselho Económico e Social)», disse o deputado do PCP, que insiste com Vítor Gaspar que a extinção do conselho levará a uma poupança de 3 milhões de euros.

«É este tipo de despesas que é possível e necessário eliminar. Quase três milhões de euros é um gasto significativo para uma entidade que nada traz de novo, e que nada acrescenta àquelas entidades e instituições que já hoje se pronunciam e analisam a evolução das finanças públicas em Portugal», disse ainda o deputado, numa proposta distribuida aos jornalistas.

Mas mais: o PCP suspeita da «independência do CFP face a outras entidades», usando para tal as palavras da professora Teodora Cardosa, que na audição mais recente da CFP na COFAP, afirmou perentoriamente que não há análises «nem previsões independentes».

PUB

Últimas