Já fez LIKE no TVI Notícias?

Os «compromissos» que Passos fez em Bruxelas

Relacionados

Aumento do IVA na manga se PSD for Governo

O PSD veio hoje admitir esta quinta-feira que, se chegar ao poder, poderá vir a aumentar o IVA. Quem o reconheceu foi Miguel Relvas, sendo que, em Bruxelas, Passos Coelho assumiu o «compromisso» de não cortar salários nem pensões, mas no que toca a «mexer nos impostos», o líder do PSD também admitiu a subida do IVA.

«Até haver um conhecimento completo da situação financeira portuguesa, não é possível a nenhum responsável dizer que não será necessário mexer nos impostos. Mas se ainda vier a ser necessário algum ajustamento, a minha garantia é de que seria canalizado para os impostos sobre o consumo, e não para impostos sobre o rendimento das pessoas».

PUB

O líder do PSD garantiu mesmo que, desde já, «fica o compromisso expresso do PSD em como não haverá recurso a medidas que afectem as pensões mais degradadas ou as reformas, tal como estava prevista no Programa de Estabilidade e Crescimento».

E reforçou: « A haver algum ajustamento que seja necessário fazer, será mais por via dos impostos sobre o consumo do que do rendimento das pessoas através dos impostos ou através de cortes salariais ou das pensões».

O líder parlamentar do PS, Francisco Assis, já veio apontar o dedo ao PSD naquilo que considera uma «solução injusta», a de aumentar o IVA.

Pedro Passos Coelho, que falava à entrada para uma cimeira do Partido Popular Europeu (PPE), disse ainda acreditar que os seus parceiros da maior família política europeia, entre os quais se contam a chanceler alemã Angela Merkel, entenderão o «chumbo» do PSD ao Programa de Estabilidade e Crescimento.

PUB

Relacionados

Últimas