Já fez LIKE no TVI Notícias?

Energia nuclear: Europa pode viver sem ela?

Relacionados

Europa começa a repensar nuclear e comissário diz que está na altura de o continente decidir se consegue satisfazer as suas necessidades de energia sem essa opção

Declarações proferidas depois de alguns países europeus terem retomado a discussão da energia nuclear. Por exemplo, na Alemanha, a chanceler ngela Merkel suspendeu as sete centrais mais antigas do país, por um período de (pelo menos) três meses, para reavaliar a segurança. Pelo menos uma das centrais não deverá voltar a ser utilizada.

A situação nuclear no Japão está «fora de controlo» e quem o diz é o comissário europeu para a Energia. Guenther Oettinger diz estar na altura de a Europa se questionar se consegue satisfazer as suas necessidade energéticas sem o nuclear, escreve o «El País».

Também em Espanha, a vice-presidente do Governo, Elena Salgado defende que se deve iniciar uma discussão sobre a segurança nuclear. A França garantiu que as suas centrais são seguras, mas pelo sim pelo não vai também rever o sistema de segurança de todas elas.

Tudo somado, o comissário europeu começa a temer pelo abastecimento de energia aos países do continente. «Quando um país como a Alemanha coloca a energia nuclear em dúvida, isto tem consequências para a infra-estrutura europeia», disse, citado pela France Press.

Sobre a situação no Japão, Oettinger também «não tem papas na língua». «Falou-se em apocalipse e, na minha opinião, é uma palavra muito bem escolhida», afirmou o mesmo homem que não hesitou em assumir que «o impensável aconteceu». E vai mais longe ao não excluir que «o pior» pode acontecer «nas próximas horas ou dias».

PUB

Relacionados

Últimas