Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia tem até 18 para provar determinação nas reformas

Relacionados

Ultimato é feito pelo presidente do Eurogrupo

O presidente do Eurogrupo fez um ultimato à Grécia na segunda-feira à noite: o país tem até 18 de outubro, dia da próxima cimeira europeia, para mostrar a sua determinação em relação às reformas prometidas como contrapartida à ajuda financeira recebida.

«Sublinhámos que antes de um novo desbloqueio de fundos, a Grécia deve mostrar a sua determinação para adotar as reformas prometidas até 18 de outubro, o mais tardar», afirmou Jean-Claude Juncker, em conferência de imprensa, no Luxemburgo, depois de uma reunião dos ministros das Finanças da Zona Euro.

PUB

«A troika de credores dos fundos da Grécia pôs-nos a par da situação na Grécia. Ficámos contentes ao ouvir que foram feitos progressos substanciais ao longo dos últimos dias», acrescentou, citado pela Lusa.

«No entanto, apelámos à troika para que finalize as discussões o quanto antes».

Atenas pretende o desbloqueio de uma nova tranche, de 31.500 milhões de euros, parte de um empréstimo internacional de 130.000 milhões, acordado no último inverno para recapitalizar os bancos gregos e começar a reembolsar a dívida interna de quase 8.000 milhões de euros.

A chanceler alemã Angela Merkel vai esta terça-feira a Atenas e será recebida com protestos.

PUB

Relacionados

Últimas