Já fez LIKE no TVI Notícias?

Líderes recusam reduzir taxa de empréstimos da Irlanda

Europa considera que Irlanda «não tem cumprido todas as condições» para que possa desfrutar de uma redução da taxa

Os líderes da zona do euro recusaram-se a reduzir as taxas de juro pagas pela Irlanda pelos empréstimos internacionais, anunciou esta madrugada o presidente da Conselho Europeu (UE) Herman Van Rompuy, cita a Lusa.

A Irlanda «não tem cumprido todas as condições para que possa desfrutar agora de uma redução da taxa», afirmou no final da cimeira dos Chefes de Estado e de Governo da União europeia, que decorreu sexta-feira em Bruxelas.

PUB

O novo primeiro-ministro da Irlanda, Enda Kenny, não fez segredo durante a campanha eleitoral da sua intenção de renegociar os termos dos apoios financeiros internacionais ao país, no valor de 85 mil milhões de euros, concedidos em Novembro passado, com regras muito rigorosas.

Na sexta-feira, Kenny tentou, sem sucesso, negociar taxas de juros mais baixas para os empréstimos feitos por Dublin aos seus parceiros europeus (5,8% em média), e alargar o período de reembolso para sete anos.

Vários países europeus, nomeadamente a Alemanha e a França, exigiram que, em troca, Dublin concordasse em aumentar os impostos para as empresas, ou pelo menos que alargasse a sua base fiscal, medidas que o primeiro-ministro irlandês recusou.

A actual taxa fiscal da Irlanda é considerada por muitos países europeus muito baixa e perto de um dumping fiscal.

PUB

Últimas