Já fez LIKE no TVI Notícias?

Grécia sem dinheiro para pagar salários e pensões em junho

Relacionados

Caso país não receba mais uma tranche. Nobel da Economia antecipa que país pode sair do euro já no próximo mês

Notícia atualizada às 14h45 com declarações de Merkel

Mealheiro vazio na Grécia. O país terá dificuldades críticas de liquidez a partir de junho, arriscando-se fortemente a não ter dinheiro para pagar salários e pensões a partir desse mês.

PUB

É o que avança o jornal grego «Atenas Ta Nea», citando um documento enviado pelo presidente da República aos partidos políticos dá conta das dificuldades nesse sentido, caso a Grécia não receba a próxima tranche de ajuda financeira internacional. Depois de ter recebido parte da última tranche, a Alemanha ameaçou fechar a torneira.

«É possível que o governo não possa pagar salários e pensões desde o início de junho porque a tranche de maio sofreu um corte de 1.000 milhões de euros e porque a coleta de impostos foi mais baixa do que a que estava prevista no orçamento», escreve o diário helénico, citado pela Lusa.

A informação sobre as contas do Estado foi apresentada pelo presidente da República, Carolos Papoulias, aos líderes dos partidos políticos no domingo, durante as negociações para a formação de governo de unidade que decorrem na capital grega.

Os Estados-membros da União Europeia opõem-se a continuar a pagar os empréstimos enquanto o país não conseguir consenso na formação do novo governo saído das eleições. E ainda não há fumo branco à vista.

PUB

Apesar de o presidente da Comissão Europeia, Durão Barroso, ter dito na semana passada que os clubes que não respeitam as regras devem sair, Bruxelas veio hoje assegurar que quer a Grécia no euro.

Mas o tempo urge e o Nobel da Economia, Paul Krugman, antecipa até que o país saia do euro já no próximo mês.

Da Alemanha, que tem feito pressão sobre a Grécia, surge agora a garantia de Angela Merkel de que «o melhor» para o país é ficar na Zona Euro. «Devemos fazer tudo para ajudá-la a regressar ao crescimento».

PUB

Relacionados

Últimas