Já fez LIKE no TVI Notícias?

Electricidade: mais de metade comprada no mercado liberalizado

Relacionados

EDP tem mais concorrência dos comercializadores espanhóis

Mais de metade da electricidade consumida em Portugal, em Abril, foi comprada no mercado liberalizado, a maior parte à EDP, mas com a eléctrica portuguesa a ter mais concorrência dos comercializadores espanhóis.

«O consumo anualizado no final de Abril, relativo aos clientes no mercado liberalizado, representou cerca de 50% do consumo global (mercado regulado e mercado liberalizado considerados conjuntamente) face aos cerca de 17%» do mesmo mês de 2009, indicam os dados mais recentes da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE). Fonte oficial da entidade, no entanto, especificou que se trata de 50,2% do consumo total, ou seja mais de metade.

PUB

Actualmente estão no mercado liberalizado mais de 305 mil clientes. Apesar de serem na sua grande maioria domésticos, a maior parte do consumo pertence a empresas e grandes clientes industriais.

Em número de clientes, a EDP Comercial detém uma quota de mercado de 91,5% mas em consumo a percentagem cai para pouco mais de metade: 54% dos fornecimentos em mercado liberalizado. Em Abril de 2009, a eléctrica portuguesa detinha mais de 65% da quota do mercado livre.

«Durante Abril a Iberdrola - considerando a agregação das suas duas carteiras de comercialização - manteve-se como segundo operador do mercado em consumo abastecido (20,5%), seguido de perto pela Endesa (18%), indicam os dados da ERSE.

A Unión Fenosa detém em Abril uma quota de 4,2% dos consumos, enquanto a portuguesa Galp e a EGL mantiveram valores residuais. Em Março verificou-se a entrada de um novo comercializador, a Fortia, que manteve uma quota de 2,5%.

Por sectores verifica-se que 91% de toda a electricidade fornecida em Portugal, quer a grandes consumidores quer a clientes industriais, foi comprada no mercado liberalizado, percentagem que desce para 42% na categoria pequenos negócios e para 9% dos domésticos.

PUB

Relacionados

Últimas