Já fez LIKE no TVI Notícias?

Farmácias: valor do mercado deverá crescer até 7% em 2011

Valor do mercado global deve atingir os 880 mil milhões de dólares no próximo ano

O valor do mercado farmacêutico global deverá crescer entre cinco e sete por cento em 2011, atingindo os 880 mil milhões de dólares (cerca de 633 mil milhões de euros), comparativamente aos quatro a cinco por cento observados este ano, revela a consultora IMS Health.

Esta previsão, incluída na última edição do IMS Market Prognosis, é o principal indicador industrial anual da dinâmica deste mercado.

PUB

A previsão da IMS Health abrange todos os tipos de fármacos e tem em conta as condições macroeconómicas, os níveis variáveis de acesso dos doentes aos medicamentos, a disponibilidade das opções de tratamento farmacológico e os factores relacionados com os preços.

«Prevê-se que os 17 países que constituem mercados farmacêuticos emergentes cresçam a um ritmo de 15 a 17 por cento em 2011, para atingirem entre 170 e 180 mil milhões de dólares», adianta a consultora.

Segundo a IMS Health, a China, cujo crescimento previsto é da ordem dos 25 a 27 por cento, atingindo mais de 50 mil milhões de dólares no próximo ano, é actualmente o terceiro maior mercado farmacêutico mundial. De entre os principais países desenvolvidos, prevê-se que o Japão cresça cinco a sete por cento em 2011, ano em que os cortes bienais nos preços irão ter pouco impacto.

Os cinco principais mercados europeus (Alemanha, França, Itália, Espanha e Reino Unido) deverão crescer, no seu conjunto, a um ritmo entre um e três por cento, tal como o Canadá.

Por seu lado, os Estados Unidos continuarão a ser o maior mercado farmacêutico mundial, com um crescimento esperado de três a cinco por cento para o próximo ano.

Em 2011 espera-se, também, que os produtos que registam vendas superiores a 30 mil milhões de dólares enfrentem a concorrência dos genéricos nos principais mercados desenvolvidos.

PUB

Últimas