Já fez LIKE no TVI Notícias?

Fecho de farmácias deixa zonas do país sem remédios

Relacionados

Em dois anos, 131 estabelecimentos mudaram para locais mais populosos

Nos últimos dois anos, pelo menos, 131 farmácias, mudaram de locais com menos habitantes, para zonas mais populosas, onde, na maioria dos casos, já existiam outras farmácias, segundo dados do Infarmed ( Autoridade Nacional da Farmácia e do Medicamento). Em muitas situações, especialmente no interior do País, muitas localidades ficaram mesmo sem farmácia, por esta se ter deslocado para a cidade mais próxima, deixando populações inteiras sem acesso rápido e fácil aos medicamentos, de acordo com o «Diário de Notícias». É uma situação que se agrava de dia para dia.

«Todos os municípios recebem queixas de pessoas que deixaram de ter farmácias próximas da sua zona de residência», adiantou ao mesmo jornal Artur Trindade da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP).

PUB

Todas estas mudanças de farmácias ocorreram sem que tenham sido avaliadas as consequências para os utentes, que em muitos casos deixam de ter acesso fácil a medicamentos.

Isto porque em 2007 foi aprovada uma portaria que permitiu a não farmacêuticos aceder à propriedade de farmácias e simplificou a forma como decorrem as transferências.

PUB

Relacionados

Últimas