Já fez LIKE no TVI Notícias?

Europa: «É preciso regular mercados de derivados»

Relacionados

Ministra francesa da economia diz que derivados financeiros das matérias-primas aumentaram volatilidade dos preços e travam recuperação económica

É urgente que a Europa regule os mercados de matérias-primas e, sobretudo, os seus derivados financeiros. O pedido foi feito esta segunda-feira, pela ministra francesa da Economia.

Christine Lagarde considera que os derivados financeiros aumentaram a volatilidade dos preços e estão a travar a recuperação económica e a estabilidade financeira. Isto porque aumentam os custos dos seguros contra o risco e fazem retrair o investimento.

PUB

«A Europa deve agir para regular estes mercados», afirmou a ministra, em entrevista ao jornal francês «Les Echos». Christine Lagarde receia os efeitos de contágio da esfera financeira para a esfera física, já que não são só apenas variações «fundamentais» que regem os preços das matérias-primas, mas também os movimentos observados nos mercados de derivados.

A ministra francesa da economia deverá enviar algumas sugestões sobre esta matéria à Comissão Europeia. Entre elas, estão considerações sobre a supervisão do mercado dos derivados, sanções para garantir maior transparência neste mercado e o desenvolvimento de uma arquitectura para um acompanhamento eficaz desta área.

A responsável lembrou que «estes mercados de matérias-primas e produtos associados tornaram-se progressivamente em instrumentos financeiros».

E acrescentou que «o volume de petróleo transaccionado em mercados financeiros é 35 vezes superior ao volume de petróleo negociado nos mercados físicos».

Os mercados de derivados poderão incluir o menu de debate da próxima reunião do G20, agendada para os próximos dia 26 e 27 de Junho.

PUB

Relacionados

Últimas