Já fez LIKE no TVI Notícias?

A todo o gás: juros da dívida grega batem os 47%

Investidores não acreditam que Atenas consiga pagar o que deve

[Notícia actualizada às 17h15 com novos valores]

Os mercados da dívida grega estão a acusar grande nervosismo esta quarta-feira. Os juros a dois anos estão a subir a todo o gás e já superam a barreira dos 47%.

PUB

As Obrigações do Tesouro desta maturidade negoceiam, pela primeira vez, nos 47,08%, o valor mais alto de sempre. Os investidores estão descrentes em relação à capacidade da Grécia conseguir pagar tudo o que deve.

O país já vai para o segundo resgate financeiro internacional. Segundo os analistas contactados pelas agências internacionais, os investidores receiam que este segundo plano de ajuda possa não passar, devido às resistências de alguns Estados-membros e sobretudo da Finlâdia, que continua a exigir garantias pela parte de Atenas para aceitar participar no segundo pacote de ajuda.

Esta exigência já motivou críticas de alguns países mas também exigência de acordos semelhantes pela Áustria e pela Holanda.

«Há preocupações de que o segundo pacote de ajuda pode não passar», disse Christoph Rieger, chefe de estratégia do Commerzbank AG, em Frankfurt, citado pela Bloomberg.

PUB

«Se a Finlândia permanecer irredutível na sua exigência de colateral, estaremos em uma situação de impasse».

Neste clima de tensão, quem investe na dívida helénica cobra já quase metade do valor investido só em juros.

As OT a cinco anos também estão em patamares perigosos, já ultrapassam os 22%, e as OT a 10 anos rondam os 18%.

Por cá, os juros estão a aliviar ligeiramente, excepto no prazo de dois anos. Nesta maturidade, as OT vão nos 12,32%.

Mas o certo é que a pressão sobre a Grécia pode vir a ter impacto no nosso rating.

Em Espanha, os juros a 10 anos estão nos 5% e a dois anos vão nos 2,2%. Na Irlanda, a maior maturidade negoceia nos 9,44% e em Itália nos 5,04%.

PUB

Últimas