Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bancos investem mais 87% em dívida pública

Relacionados

Instituições financeiras já investiram quase 18 mil milhões de euros em OT desde início do ano até Setembro

Os bancos nacionais estão a comprar dívida pública portuguesa a um ritmo acelerado, o que pode pôr em causa a resistência das instituições que até agora se encontram sólidas, revela o Banco de Portugal, citado na edição online do «Wall Street Journal».

As instituições financeiras nacionais já investiram 17,91 mil milhões de euros em dívida soberana desde o início do ano até Setembro. Este valor representa uma subida de 87% contra os 9,57 mil milhões de euros do ano passado.

PUB

Desde o início de 2010, o risco de exposição da banca portuguesa ao risco da dívida disparou 77%.

O jornal sublinha, no entanto, o desempenho dos bancos nacionais neste período de crise, considerado «melhor do que muitos outros», e escreve que esta exposição ao risco da dívida pública é ainda reduzida em relação ao conjunto de activos dos três maiores bancos portugueses (BES, BCP e BPI), que ascendem a 233 mil milhões de euros.

Bancos são sólidos mas arriscam contágio da crise soberana

Note-se que, desde Junho, altura em que foram divulgados os resultados dos testes de stress à banca europeia, que os bancos portugueses não divulgam os números relativos à sua exposição à dívida pública

Mas este pode ser também um bom negócio já que os bancos estão a pedir dinheiro emprestado ao BCE a uma taxa de juro de 1%, e investem em dívida nacional portuguesa com juros a 7%, refere o «WSJ».

PUB

Além disso, as instituições podem ainda usar os títulos de dívida como colaterais para garantir mais empréstimos junto do BCE.

Mas há um parênteses: as maturidades dos empréstimos à banca e dos investimentos em Obrigações do Tesouro (OT) são diferentes.

[Notícia corrigida]

Risco de Portugal dispara. Juros próximos de máximos

Risco da dívida pública torna acções atractivas

PUB

Relacionados

Últimas