Já fez LIKE no TVI Notícias?

Bolsa: Lisboa no vermelho com olhos postos no Orçamento

Relacionados

PT e Galp afundam bolsa nacional. Banca e EDP travam maiores perdas no principal índice bolsista

A praça de Lisboa viveu um dia negativo, com o principal índice, o PSI20, a perder 0,22%, para os 7.755,04 pontos e nove títulos a perder.

Os investidores estão de olhos postos nas notícias sobre os pormenores do Orçamento do Estado para 2011 e, por isso, a sessão desta quinta-feira foi pautada por um sentimento de cautela.

PUB

No vermelho, destaque para as acções da Portugal Telecom: a empresa de Zeinal Bava perdeu 1,71%, para os 10,04 euros, e liderou as quedas entre as 20 principais cotadas nacionais.

A Galp recuou 0,81%, apesar de hoje ter divulgado, antes da abertura dos mercados, dados operacionais preliminares relativos ao terceiro trimestre: as vendas de gás natural subiram 17,8% face ao trimestre anterior.

Nota negativa também para a Jerónimo Martins: o título desvalorizou 0,61%, para os 9,78 euros, a não reagir à subida do preço-alvo, em 40%, por parte dos analistas do Millennium IB.

Na banca, a sessão terminou mista: BPI caiu 0,37%, para os 1,58 euros. BES e BCP valorizaram 0,28% e 0,30%, respectivamente.

A travar maiores quedas do PSI20 estiveram também as acções da EDP que dispararam 1,80%, para os 2,64 euros por papel.

Pedidos de subsídio de desemprego deprimem bolsas

Já na Europa, o dia foi positivo, com as principais praças a tocar máximos de cinco meses, animadas com os lucros trimestrais do JP Morgan e da Intel, ao mesmo tempo que o preço dos metais está a disparar nos mercados de referência - o ouro bateu hoje novo recorde acima dos 1.388 dólares.

No entanto, a notícia de que os pedidos de subsídio de desemprego nos EUA subiram, inesperadamente, na semana passada, veio refrear os ânimos. As principais praças da Europa fecharam no vermelho: Londres liderou as quedas ao deslizar 0,35%. Paris recuou 0,24% e Madrid perdeu 0,15%. Frankfurt contrariou ao ganhar 0,32%.

Em Wall Street, os principais índices até abriram em alta ligeira, mas também já inverteram: Nasdaq desliza 0,29%, Dow Jones cai 0,23% e S&P500 perde 0,61%.

PUB

Relacionados

Últimas