Já fez LIKE no TVI Notícias?

Corte de rating arrasa banca e bolsa acaba a cair

Relacionados

Bancos cotados no PSI20 caem todos mais de 2%. PT impede que praça nacional se porte pior

A bolsa de Lisboa encerrou esta terça-feira em queda ligeira, ditada pelas descidas da banca. O PSI20 caiu 0,16% para 7.817,27 pontos.

Os quatro bancos cotados no PSI20 registaram descidas superiores a 2%, liderando o terreno negativo. O BPI foi quem mais recuou: 2,52% para 1,24 euros, mas o BCP também perdeu 2,31% para 59 cêntimos, o BES deslizou 2,3% para 3,02 euros e o Banif 2,14% para 82 cêntimos.

PUB

Os bancos foram os mais penalizados pelo novo corte de rating anunciado pela S&P à dívida soberana portuguesa. Este foi o segundo corte numa semana e, depois do primeiro, a agência acabou por cortar também a classificação da dívida da banca portuguesa. O sector financeiro é, tradicionalmente, o mais prejudicado pelas dificuldades acrescidas no acesso ao financiamento soberano, e os investidores temem novos cortes também na nota da dívida da banca.

O corte fez também estragos no campo da dívida pública, onde os juros se aproximam perigosamente da fasquia de 9%. No prazo a 5 anos, a taxa chegou a tocar nos 8,995% e no prazo a 10 anos esteve nos 8,24%.

Além de tudo isto, os bancos sofrem também o impacto das previsões macroeconómicas mais negativas divulgadas esta terça-feira pelo Banco de Portugal, que trazem dificuldades acrescidas à consolidação orçamental.

No vermelho apenas mais um peso pesado merece nota: a EDP, que cedeu 0,59% para 2,71 euros. No mesmo sector, o da energia, a Galp até conseguiu crescer 0,23% para 15,19 euros.

PUB

Nota positiva ainda para a PT. O peso pesado das comunicações liderou as subidas e avançou 1,46% para 8,30 euros, depois de os analistas terem aplaudido o facto de a PT ter concluído a entrada no capital da Oi, controlando já 25,6% da empresa brasileira.

Lá por fora, foram sobretudo as bolsas dos países mais frágeis do euro que nos acompanharam no vermelho: Madrid perdeu 0,15% e Roma 1,04%. De resto, Frankfurt também ainda cedeu 0,06%, mas Paris subiu 0,27% e Londres 0,47%.

Do outro lado do Atlântico o sentimento também é misto. O Dow Jones sobe 0,46% e o Nasdaq recua 0,57%. È que, se por um lado, há notícias empresariais animadoras, por outro, os investidores também estão preocupados com o futuro da Zona Euro.

PUB

Relacionados

Últimas