Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dívida: Espanha arrisca no longo prazo e surpreende

Tesouro coloca montante acima do previsto e termina programa de financiamento para este ano antes do previsto

Espanha foi esta quinta-feira ao mercado vender dívida de longo prazo, pela primeira vez em 18 meses e fechou assim os leilões deste ano. O Tesouro conseguiu completar o programa de financiamento para 2012 e começar a a levantar fundos para o próximo ano, isto numa altura em que o Governo está a ser pressionado para pedir um resgate internacional.

No total, o país conseguiu colocar 4,76 mil milhões de euros em dívida, sendo que 732 milhões vencem em 2032, segundo a Reuters. A taxa de juro cobrada nesta emissão a 20 anos foi elevada em termos históricos (6,238%), mas o certo é que houve procura pela dívida do país, mesmo num horizonte de tempo mais longo, o que é de assinalar.

PUB

Espanha já não leiloava dívida de longo prazo desye tipo desde maio do ano passado, antes da crise financeira ter-se agravado e das taxas de juro terem disparado.

Na missão com prazo até 2015, no valor de 992 milhões de euros, a taxa de juro caiu para 3,660% em comparação com 3,956% cobrados na última operação com as mesmas características, realizada a 4 de outubro.

Na operação com vencimento em 2018, Espanha arrecadou pouco mais de 3 mil milhões de euros.

No seu conjunto, esta operação conseguiu superar em 3,5 milhões de euros a meta pretendida de 4,5 mil milhões. Por esse motivo é que Espanha acabou por concluir antes do previsto as emissões de dívida para etse ano.

PUB

Últimas