Já fez LIKE no TVI Notícias?

Dividendos antecipados: três grandes pagam 1,3 mil milhões

Objectivo é evitar as regras mais apertadas que entram em vigor já no início de 2011

Antes que o ano acabe, três grandes empresas estão a antecipar os dividendos extraordinários. Os últimos pagamentos serão efectuados esta terça-feira. O objectivo é escapar às regras mais apertadas da Administração Fiscal, que arrancam em 2011.

Contas feitas, Portucel, Jerónimo Martins e Portugal Telecom vão distribuir quase 1.300 milhões de euros, o que representa um encaixe de 370 milhões de euros para os accionistas que escapam à mão pesada do Fisco.

PUB

Só esta segunda-feira, a dona do Pingo Doce finalizou a distribuição de 132 milhões de euros pelos accionistas, enquanto a Portucel distribuiu 120 milhões.

Já esta terça-feira, a PT vai pagar 1.000 milhões de euros, um valor a juntar aos 29,5 milhões que a Semapa distribuiu aos seus accionistas.

A PT foi quem deu o pontapé de saída ao decidir a distribuição de dividendos extraordinários ainda este ano, por conta do dinheiro encaixado com a venda da brasileira Vivo à Telefónica. Uma decisão que gerou polémica: José Sócrates classificou-a de imoral, enquanto o ministro das Finanças acusou tratar-se de fuga aos impostos.

Mais tarde o ministério das finanças reconheceu que «não há base legal» para tributar as empresas que resolvam antecipar a distribuição de dividendos para este ano, com o objectivo de evitar o pagamento de impostos em 2011.

PUB

Últimas