Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha e Itália não convencem BCE a comprar dívida

Pela quinta semana consecutiva, programa de compra de obrigações dos países da Zona Euro está «congelado»

Mais uma semana e o Banco Central Europeu (BCE) sem comprar dívida soberana da Zona Euro, revela a instituição no seu documento referente à semana passada, citado pela Reuters. Trata-se da quinta semana consecutiva e nem as crises em Itália e na Espanha convencem o BCE a ir aos mercados.

O programa da instituição liderada por Maio Draghi está, assim, em «stand-by», ignorando a pressão dos mercados sob os dois países europeus.

PUB

A verdade é que os juros cobrados no mercado secundário para a compra de obrigações espanholas a 10 anos superou, pela primeira vez este ano, os 6%, seguidos dos juros da dívida italiana que tocaram os 5,67%.

Uma pressão crescente que levou um dos membros do conselho executivo do BCE, Benoit Coeure, a afirmar, na passada quarta-feira, que o banco central poderia voltar a comprar dívida dos Estados da moeda única.

Fora do mercado há mais de um mês, o BCE totalizou 214 mil milhões de euros em compra de obrigações de países da Zona Euro, desde Maio de 2010, quando iniciou o programa para fazer face à crise europeia.

O BCE deixou de comprar dívida desde que lançou o segundo programa de cedência de liquidez para o setor financeiro. Ao todo, a entidade de Draghi já emprestou um bilião de euros à banca europeia.

PUB

Últimas