Já fez LIKE no TVI Notícias?

Espanha: nova emissão de dívida a custo mais elevado

Subida dos juros cobrados para colocação de títulos pode estar relacionada com pressão dos mercados sobre Portugal e Irlanda

Espanha emitiu esta terça-feira cerca de 3 mil milhões de euros em títulos de tesouro, abaixo do valor máximo da emissão (fixado 3,5 mil milhões). Além disso, a colocação de dívida no mercado implicou um custo mais elevado do que em anteriores emissões, invertendo a tendência dos últimos meses.

Os títulos voltaram hoje a ser negociados a uma taxa de juro acima do valor do mês passado, voltando a pressionar a dívida espanhola depois de descidas consecutivas durante o Verão. A subida foi dos 0,648% anteriores na emissão a três meses para 0,798% e dos juros de 1,06% na anterior emissão a seis meses para 1,218% na de hoje.

PUB

A explicação para esta subida pode estar relacionada com o com a actual pressão sobre os mercados de dívída da Irlanda e de Portugal.

A venda de Obrigações do Tesouro espanholas ocorre ainda num momento em que se espera uma nova revisão do rating do país pela agência de notação Moody¿s. Recorde-se que a pressão sobre a dívida espanhola intensificou-se depois da Standard & Poor`s ter baixado a notação da dívida de Espanha a longo prazo para AA. E a própria agência Fitch tomou uma decisão idêntica em Maio, o que provocou algumas dificuldades ao Tesouro na colocação de títulos.

A situação atenuou-se a partir de Julho, depois da publicação dos testes de solvência da banca europeia demonstrarem a solidez das entidades bancárias espanholas.

Desde aí, e até esta nova colocação, todos leilões tinham registado quedas de juros.

PUB

Últimas