Já fez LIKE no TVI Notícias?

Euro em queda: «Doença poderá tornar-se crónica»

Relacionados

Moeda única segue a perder 0,02% para 1,3117 dólares

O ministro do Comércio chinês, Chen Deming, alertou esta sexta-feira que as medidas tomadas na Europa para resolver a crise da dívida soberana «estão a transformar uma doença grave numa doença crónica», isto no dia em que a moeda única europeia recua ligeiramente face ao dólar.

«É difícil dizer se os países atolados na crise da dívida poderão recuperar dentro de três ou cinco anos», disse Chen Deming, citado pelo jornal oficial «Shanghai Securities News».

PUB

Não é a primeira vez que o ministro se mostra «muito inquieto» quanto à capacidade dos países europeus vencerem a crise, mas a China continua afirmar-se disposta a ajudar financeiramente a Zona Euro.

«Estamos prontos a apoiar os países da zona euro a ultrapassar a crise financeira e alcançar a recuperação económica», disse também a porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros chinês, Jiang Yu.

A responsável reafirmou também que a China encara a União Europeia como «um dos principais mercados para (investir) as suas reservas cambiais».

Recorde-se que na semana passada, em Pequim, o ministro das Finanças português, Fernando Teixeira dos Santos, anunciou que a China ia «reforçar» o apoio financeiro a Portugal, mas não precisou o montante da dívida soberana que as autoridades chinesas se propuseram comprar.

O euro segue a cair 0,02% para os 1,3117 dólares.

PUB

Relacionados

Últimas