Já fez LIKE no TVI Notícias?

Galp: lucro cai para 331 milhões de euros

Relacionados

Resultado ajustado sobe 57% nos primeiros nove meses do ano, quando comparado com o período homólogo. Mas o lucro líquido cai 14,9%

[NOTÍCIA ATUALIZADA E CORRIGIDA COM MAIS VALORES]

A Galp Energia apresentou esta segunda-feira um lucro líquido de 331 milhões de euros, referentes aos primeiros nove meses do ano, o que representa uma queda de 14,9% face ao período homólogo; este valor inclui o efeito stock e a evolução dos preços do crude e dos produtos petrolíferos nos

PUB

mercados internacionais.

Os resultados da Galp são sempre elaborados em conformidade as normas contabilísticas internacionais e é a esse valor que nos reportamos quando se regista uma queda de quase 15% nos lucros.

Já o lucro ajustado (que exclui estes efeitos, resultados extraordinários e a variação do preço do petróleo) chegou aos 277 milhões de euros, o que, quando comparado com o ano passado, representa uma subida de 57,2%, e mais 101 milhões de euros.

Segundo o documento enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), e para suportar este crescimento de mais de 50%, a empresa explica que a produção no Brasil triplicou para 18,3 mil barris de petróleo e gás por dia.

Os resultados operacionais da área de exploração e produção cresceram 148% para 174 milhões de euros, precisamente graças ao aumento da produção no Brasil.

As vendas totais de gás natural da empresa aumentaram 18,9%, apesar da queda de 32,5% nas vendas ao setor elétrico. A quebra de consumo de gás natural em Portugal acabou por ser compensada com as vendas noutros mercados, sobretudo na Ásia.

PUB

Quanto à refinaria e distribuição, as vendas a clientes diretos, onde estão incluídas as vendas de combustível, baixaram 3,5%, ao passo que as exportações aumentaram 35,8%.

O número de barris processados aumentou 14,1%. Recorde-se que no mesmo período de 2011 a refinaria de Sines esteve parada durante algumas semanas para manutenção.

O investimento na refinação e distribuição durante os nove meses analisados sofreu uma quebra de 75,9%, para 135 milhões de euros, devido à conclusão do projeto de conversão das refinarias de Sines e de Matosinhos. O investimento total caiu 24,2% para 613 milhões de euros.

A dívida líquida da Galp Energia alcançou os 1.369 milhões de euros, a 30 de Setembro. Trata-se de um agravamento de 12% quando comparado com a dívida registada em junho. Estes números devem-se, segundo a empresa, ao facto de o crescimento dos resultados operacionais não ter conseguido compensar o investimento «em ativo fixo e o pagamento de dividendos no terceiro trimestre de 2012».

Se olharmos apenas para o terceiro trimestre, o lucro líquido, também ajustado, foi de 98 milhões de euros, um aumento de 58%, em linha com o que previam os analistas consultados pela Reuters, que previam um resultado líquido de 99 milhões de euros.

PUB

Relacionados

Últimas