Já fez LIKE no TVI Notícias?

Gripe suína assusta turismo e companhias aéreas

Relacionados

Acções da Iberia, Lufthansa ou British Airways tombam

Os efeitos da gripe suína já se sentem nos mercados financeiros. Depois de uma manhã instável nas bolsas europeias, há acções que estão a cair fortemente na sequência da notícia que afecta o México.

As primeiras lesadas parecem ser as companhias aéreas, com os títulos da British Airways a caírem mais de 7%, para os 8,28 euros, depois de um tombo que chegou aos 17%, e as da Lufthansa a perderem 12%.

PUB

No país vizinho, a Ibéria também cai mais de 6%, mas há também reflexos nas acções de empresas ligadas ao turismo: a Sol Meliá recuou 9%, enquanto a cadeia hoteleira NH cedia 7%. Para o facto contribui os 17 hotéis que a NH detém no México, como refere um analista ao «Cinco Dias».

Mercados abrem receosos com efeitos da gripe suína

Banco Mundial empresta 155 milhões ao México

O grupo construtor que gere o segundo aeroporto do México, OHL, perde também 3%.

Por outro lado, as próprias companhias aéreas procuram reagir ao sentimento de insegurança: nos Estados Unidos, a American Airlines, a Continental Airlines e a US Airways informaram que, na sequência de alguns pedidos, estão a permitir aos seus clientes trocarem os seus voos com destino ao Méxicos sem custos acrescidos.

PUB

Relacionados

Últimas