Já fez LIKE no TVI Notícias?

Japão vai continuar a investir no fundo europeu

Relacionados

País vai seguir a mesma linha de compras dos últimos 10 meses

O Japão vai continuar a comprar títulos do Fundo Europeu de Estabilidade Financeira (FEEF). A garantia foi dada esta segunda-feira pelo o director do fundo.

«O governo japonês continuará a comprar títulos do FESF» (sigla em inglês), adiantou Klaus Regling no final de um encontro em Tóquio com o vice-ministro japonês das Finanças para Assuntos Internacionais, Takehiko Nakao.

PUB

O chefe do Fundo Europeu de Estabilidade assegurou, segundo a Lusa, que o Japão vai seguir «a mesma via dos últimos 10 meses».

Desde o início do ano que este país - segundo maior detentor de divisas a nível mundial, depois da China - investiu 2,68 mil milhões de euros, o equivalente a 20% do total dos títulos emitidos pelo FESF.

Na sexta-feira, o primeiro-ministro japonês, Yoshihiko Noda, anunciou que apresentaria, no decurso da cimeira do G20, a 3 e 4 de Novembro, em Cannes (França), uma contribuição do Japão para lutar contra a crise económica mundial.

Klaus Regling, que realizou uma visita à China na semana passada, lembrou que as autoridades chinesas eram «compradoras regulares das obrigações do FESF» e precisou que a Ásia adquiriu 40% dos títulos do fundo durante este ano.

PUB

Relacionados

Últimas