Já fez LIKE no TVI Notícias?

Mais de mil milhões de dívida vendida, juros caem

Estado coloca menos dívida do que montante máximo previsto, mas juros aliviam

Portugal foi esta quarta-feira ao mercado emitir dívida. O Estado conseguiu colocar 1.123 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a três e seis meses. Os juros caíram na maturidade mais curta e ficaram inalterados na mais longa, quando comparados com emissões anteriores com as mesmas características.

Segundo o Instituto de Gestão do Crédito Público (IGCP), a taxa média ponderada no leilão a três meses ficou nos 4,895%, quando na última emissão de 2 de Novembro tinha alcançado os 4,997%. A procura superou a oferta em 2,4 vezes mais do que no leilão anterior.

PUB

A segunda linha colocada registou uma taxa de 5,250%, a mesma da emissão de 19 de Outubro. A procura também excedeu a oferta (4,1 vezes versus 3,7 vezes).

O IGCP tinha anunciado que o montante indicativo global estava entre os 750 e os 1.250 milhões de euros, pelo que a operação ficou ligeiramente aquém do montante máximo previsto.

Recorde-se que ontem Espanha também foi ao mercado emitir dívida e pagou a taxa de juro mais alta desde 1997. Os custos de financiamento da Bélgica atingiram também máximos de três anos em leilões de curto prazo.

Os mercados estão ao rubro, com o medo de contágio da crise da dívida soberana a Espanha e a França a fazer-se sentir cada vez mais.

PUB

Últimas