Já fez LIKE no TVI Notícias?

Moody`s ameaça cortar «rating» de Espanha

Relacionados

Agência de notação financeira colocou dívida do país vizinho sob vigilância antes de eventual revisão em baixa

É mais uma ameaça com um alvo repetente. A Moody`s colocou esta quarta-feira a dívida de Espanha sobre vigilância antes de uma eventual revisão em baixa, isto depois de ter feito o mesmo com os bancos do país vizinho.

Agora a ameaça versa sobre a dívida de Espanha, com um nível actual Aa1, mas que pode vir a ser revisto em baixa. Tudo devido às tensões provocadas pelas necessidades de refinanciamento no ano que vem.

PUB

A Moody`s tem em conta a preocupação sobre o possível aumento do rácio da dívida pública devido ao custo da recapitalização de bancos, que pode ser superior ao previsto, tanto para responder a activos deteriorados como para manter a confiança dos mercados, escreve a Lusa.

Mas ainda há mais razões: os receios sobre a capacidade de o Governo espanhol ter conseguido a necessária melhoria sustentável e estrutural das finanças públicas, especialmente devido à situação das contas das regiões autónomas espanholas.

Note-se que Portugal também está na mira das ameaçasda Moody`s. Os bancos portugueses foram alvo, na semana passada, de um aviso negro. A agência prepara-se para rever em baixa o rating de vários bancos, entre os quais a Caixa Geral de Depósitos, Santander Totta, BES, BPI, BCP, Montepio e Banif.

As bolsas europeias estão a encarar, com pessimismo, este aviso da Moody`s. Madrid perde já mais de 1,5% e Portugal, ensombrado pelo aviso que tem como alvo a vizinha Espanha, recua 0,83%. Note-se que os principais países que têm estado na mira dos mercados no âmbito da crise da dívida e do eventual recurso à ajuda do FMI e da União Europeia são precisamente estas duas economias ibéricas.

PUB

Relacionados

Últimas