Já fez LIKE no TVI Notícias?

Petróleo: 100 dólares por barril é «um preço justo»?

Relacionados

Ministro da Energia e do Petróleo venezuelano diz que esse valor permitirá investimentos para manter capacidade de produção

O ministro da Energia e do Petróleo venezuelano defende que 100 dólares (77 euros) são «um preço justo» para o barril de petróleo.

«Cem dólares por barril de petróleo é um preço justo, que permitirá manter o valor do nosso recurso natural e apoiar os investimentos indispensáveis à manutenção da nossa capacidade de produção», declarou ontem, quarta-feira, Rafael Ramirez, citado pela imprensa venezuelana.

PUB

As suas declarações foram feitas à imprensa, em Caracas, por ocasião do 50.º aniversário da Organização dos Países Exportadores de Petróleo. A Venezuela integra a OPEP e ocupa a posição de principal produtor petrolífero sul-americano.

Os preços do barril de petróleo oscilaram esta semana entre 77 e 79 dólares nos mercados internacionais e em torno dos 67 dólares na Venezuela.

Ramirez entende que o preço do petróleo está afetado pela «especulação financeira» e pela «fraqueza do dólar».

E recordou que o preço do crude já tinha sofrido com a crise financeira de 2008, que obrigara a OPEP a reduzir a produção dos seus membros em mais de quatro milhões de barris por dia. Esta redução permitiu uma recuperação progressiva do preço do barril.

As exportações de petróleo representam cerca de 90 por cento das receitas da Venezuela, escreve a agência Lusa. O país produz entre 3,012 milhões de barris diários, de acordo com os dados da companhia nacional (PDVSA). A OPEP diz que são 2,32 milhões.

PUB

Relacionados

Últimas