Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal emite dívida mas paga mais de juros

Portugal colocou esta quarta-feira no mercado 1.000 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro a duas maturidades

Para esta quarta-feira à tarde, está marcada uma entre José Sócrates, Teixeira dos Santos, ngela Merkel e o ministro das Finanças alemão.

[Notícia actualizada às 11h15]

Portugal colocou esta quarta-feira no mercado 1.000 milhões de euros em Bilhetes do Tesouro, a duas maturidades: 6 e 12 meses. Neste último prazo, os juros subiram para 4,075 por cento.

Segundo o IGCP, a Taxa Média Ponderada dos Bilhetes do Tesouro a seis meses fixou-se em 2,984 por cento, igual á registada no leilão anterior que se realizou a 2 de Fevereiro.

Já a Taxa Média Ponderada da linha a 12 meses subiu para 4,057 por cento face aos 3,987 por cento de antes, no leilão que se realizou a 16 de Fevereiro.

No leilão a 6 meses, a procura superou a oferta 2,6 vezes, já na linha a 12 meses a procura foi superior 3,1 vezes.

Recorde-se que a dívida soberana portuguesa tem estado sob pressão devido às dúvidas acerca da capacidade do país em consolidar as suas contas públicas e consequentes receios de que tenha de vir a recorrer a ajuda financeira externa.

reunião

Em reacção, diz o Ministério das Finanças, «no leilão de BT hoje realizado manteve-se uma procura elevada, cerca de 3 vezes superior à oferta, e bem distribuída, mantendo-se uma forte presença de investidores internacionais, junto dos quais foi colocada mais de metade da emissão».

PUB

Últimas