Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal emite dívida no dia da votação do OE2011

Relacionados

Juros exigidos pelas OT a dez anos chegaram aos 6,09%

O Instituto de Gestão da Tesouraria e do Crédito Público (IGCP) marcou uma emissão de dívida pública de curto prazo para quarta-feira, dia da votação na generalidade da proposta de Orçamento do Estado para 2011.

Os leilões das linhas da Bilhetes do Tesouro (BT) com maturidade a quatro meses (Fevereiro de 2011) e um ano (Outubro de 2011), estão marcados para o próximo dia 3 de Novembro, e têm um montante indicativo de 500 milhões por cada linha.

PUB

A emissão de dívida acontecerá no dia da votação na generalidade da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2011 na Assembleia da República, numa altura em que Governo e PSD interromperam as negociações com vista a uma viabilização prévia do documento, escreve a Lusa.

Após Teixeira dos Santos e Eduardo Catroga (líder da delegação do PSD nas negociações com Governo sobre o Orçamento) terem interrompido as negociações durante o dia de quarta-feira, sem acordo e trocando acusações sobre a responsabilidade do desfecho, o secretário-geral do PSD, Miguel Relvas, anunciou que a posição do partido nesta votação será anunciada apenas na véspera da votação.

Nos mercados de dívida, os investidores estão hoje a penalizar os títulos portugueses, exigindo juros superiores a seis por cento pela dívida portuguesa com maturidade a dez anos.

Vários analistas têm avançado que continuam os receios quanto ao impacto que as medidas de austeridade podem vir a ter na economia, já que poderão arrastar o país a uma recessão, o que a acontecer poderá comprometer a meta de redução do défice.

Os juros exigidos pelas OT a dez anos chegaram aos 6,09%, recuando agora ligeiramente para os 5,955%, ainda assim, em valores superiores aos 5,856% que registavam na quarta-feira.

PUB

Relacionados

Últimas