Já fez LIKE no TVI Notícias?

Portugal, Grécia e Irlanda terão de reestruturar dívida

Relacionados

Professor da Universidade de Harvard e ex-economista-chefe do FMI diz que Zona Euro está em negação

Portugal, Grécia e Irlanda terão, muito provavelmente, de reestruturar a sua dívida, ainda que os responsáveis políticos digam que estes países têm as ferramentas suficientes para dar a volta à situação, afirma o professor da Universidade de Harvard, Kenneth Rogoff.

Em entrevista à Bloomberg, o ex-economista-chefe do Fundo Monetário Internacional (FMI) diz que «eles não podem simplesmente estar num estado de negação», afirmou à Bloomberg TV. «Eles tentaram garantir tudo para dizer: Bom, a Alemanha apoia isto e o FMI também, é inconcebível que um país da Zona Euro reestruture a sua dívida. Teremos muita sorte se conseguirmos evitar a reestruturação» em países como Grécia, Irlanda e Portugal, disse.

PUB

O professor comentou também a reunião do Eurogrupo que decorre esta segunda-feira à tarde em Bruxelas, onde os ministros das Finanças da Zona Euro vão discutir um possível aumento do valor do fundo de resgate europeu, como defende o FMI. A Alemanha e a França disseram já não ver necessidade para esse reforço. Para Rogoff, a chanceler alemã, Angela Merkel, tem «falado sensatamente».

Merkel tem dito: «Temos de olhar à frente, para o fim do jogo. Vai haver uma reestruturação de dívida, como vamos lidar com isso?», explica Rogoff. «Mas mais ninguém quer falar disso».

Na mesma entrevista, o antigo economista-chefe do FMI considerou que os testes de stress levados a cabo sobre a banca europeia em Julho foram «realmente assustadores» e «patéticos».

«Disseram-nos que estavam todos bem, que não havia razões para nos preocuparmos», lembra. «Agora a credibilidade deles é a menor de sempre».

PUB

Relacionados

Últimas