Já fez LIKE no TVI Notícias?

Previsão: juros disparam e financiamento aperta em 2012

Banco de Portugal estima escalada nas Obrigações do Tesouro a 10 anos e condições «particularmente restritivas» de acesso ao financiamento por parte da banca

Os juros a 10 anos poderão chegar em média aos 7,9% já no próximo ano. Esta é, de facto, apenas uma média projectada pelo Banco de Portugal no seu Boletim de Primavera, o que significa que é natural que os juros ultrapassem esse patamar durante 2012 em muitas sessões.

A anterior previsão era de uma média de 6,6%. Para este ano, a projecção inicial era de 6,2%, mas o BdP admite que os juros a 10 anos alcancem uma média de 7,6% no final de 2011.

PUB

Os mercados dão cada vez menos tréguas a Portugal e ainda esta terça-feira as Obrigações do Tesouro a cinco anos renovaram recordes (já vão nos 8,857%). O quadro traçado pelo Banco de Portugal não fica muito aquém, ao admitir «uma gradual subida ao longo de 2011 e 2012».

A par desta escalada, «admite-se a manutenção de condições particularmente restritivas de acesso dos bancos nacionais aos mercados internacionais de dívida por grosso, não obstante esta projecção não incorporar uma desalavancagem do sector bancário».

O Banco de Portugal alerta também para o facto de as actuais projecções reflectirem « a informação disponível nos mercados financeiros em meados de Março de 2011» que aponta ainda para «um aumento gradual da taxa de juro de curto prazo de referência».

Sobre o valor do euro, antecipa-se uma apreciação em relação ao dólar, «e uma estabilização em termos efectivos». Em relação ao petróleo, o preço deverá aumentar para cerca de 110 dólares por barril em termos médios anuais. O BdP prevê que estabilizem «nesse nível» em 2012.

PUB

Últimas