Já fez LIKE no TVI Notícias?

Risco da dívida de Portugal regista sexta maior subida do mundo

Espanha apresenta pior desempenho entre os países europeus

O risco da dívida de Portugal segue esta sexta-feira a subir 2,6 por cento depois de ter sido revelado o crescimento de 0,2 por cento no segundo trimestre, enquanto Espanha apresenta o pior desempenho entre os países europeus.

Segundo a Lusa, Portugal é hoje o sexto país do mundo em que mais sobe o valor dos Credit Default Swaps (CDS) associados aos títulos de dívida portuguesa, avançando 2,6 por cento para 275,83 pontos base.

PUB

Os CDS são títulos que protegem o investidor de eventuais riscos da dívida soberana.

Assim, para segurar dívida pública portuguesa com maturidade a cinco anos no valor de 10 milhões de euros, os investidores terão de pagar um seguro anual a rondar os 275,83 mil euros.

Desde 3 de Agosto, o risco da dívida portuguesa já subiu 27,7 por cento.

A Espanha é o país europeu em que o risco de dívida a cinco anos mais sobe hoje, ao avançar 19,6 por cento para 220,59 pontos base.

Na tabela das maiores subidas, os CDS de Espanha - em que hoje foi divulgado um crescimento em cadeia de 0,2 por cento no segundo trimestre, o mesmo valor de Portugal - só são superados pelos da Venezuela.

Seguem-se subidas nos CDS da Hungria, Ucrânia, Reino Unido e Itália.

Em termos absolutos, Portugal ocupa a décima posição na tabela dos países com maior risco de incumprimento dos títulos de dívida soberana, numa lista liderada pela Venezuela e Argentina e em que a Grécia ocupa o terceiro lugar.

Quanto aos juros da dívida pública a 5 anos, situam-se hoje nos 3,97 por cento, depois de a 7 de maio terem alcançado o máximo histórico de 6,053 por cento.

O prémio pedido pelos investidores para comprarem dívida portuguesa em vez da dívida alemã está em 260,8 pontos base, demonstrando ainda a existência de preocupação dos investidores com a economia portuguesa, mas menor do que a já verificada quando a diferença entre a dívida portuguesa e alemã chegou aos 400 pontos base.

PUB

Últimas