Já fez LIKE no TVI Notícias?

S&P: decisões da Europa são «fragmentadas e hesitantes»

E isso tem contribuído para a falta de confiança dos mercados. Mas o responsável pela gestão de rating europeus alerta: «Uma política baseada somente em austeridade orçamental pode ser autodestrutiva»

As decisões dos líderes europeus têm sido «fragmentadas e hesitantes» e têm contribuído para a falta de confiança dos mercados financeiros. A opinião é de um dos responsáveis da agência de rating Standard & Poor`s, Moritz Kraemer, para quem a cimeira da próxima sexta-feira é fundamental para inverter esta tendência.

«Esta cimeira é uma oportunidade para os governos ultrapassarem os seus desentendimentos e resolverem, em conjunto, a crise», disse Kraemer, aos jornalistas, numa conference call, citado pela Reuters.

PUB

Isto porque, para o responsável pelos rating da S&P na Europa, «a crise da Zona Euro é agora uma crise de governação».

E Kraemer admite mesmo: «Uma política baseada somente em austeridade orçamental pode ser autodestrutiva».

Já sobre a ameaça da casa de rating de rever em baixa as notações de 15 países da Zona euro - França e Alemanha incluídas - Kraemer disse que a S&P tem como papel assumir os riscos quando os encontram, admitindo, no entanto, que «o corte de rating dos países que estão agora com creditwatch negativo não é certo».

PUB

Últimas