Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sismo abala bolsas: Lisboa perde 0,27%

Relacionados

Terramoto e sismo abalaram o Japão esta manhã. Mercados nervosos reagiram de imediato: todas as praças no vermelho

A bolsa de Lisboa até «sobreviveu» ao pacote de austeridade anunciado esta manhã de sexta-feira pela mão do ministro das Finanças, mais não resistiu ao pessimismo mundial depois do sismo de 8,9 na escala de Richter que abalou o Japão.

Todas a praças da Europa fecharam no vermelho e assim ficou também Lisboa: o PSI20 encerrou a perder 0,27%, para os 7.896,02 pontos, pressionada pelas «grandes» PT e EDP. A Portugal Telecom desvalorizou 1,24% e a eléctrica perdeu 0,64%.

PUB

Sete títulos perderam mais de 1%, com destaque para a EDP Renováveis e Zon Multimédia, ambas caíram 1,65%. Já a Sonaecom perdeu 2,50% e liderou a tabela das perdas.

No verde e a impedir maiores quedas do PSI20 ficou o sector financeiro, apesar do apelo do ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, para que a banca apresente um plano de recapitalização de forma a garantirem financiamento nos mercados internacionais.

A banca nacional acompanhou o sector na Europa, ao mesmo tempo que recuperou das perdas das últimas sessões, como explicou João Queiroz, analista da Lisbon Brokers, à Agência Financeira. BPI fechou a ganhar 0,07%, BCP avançou 0,95% e BES ganhou 1,28% e liderou os ganhos da bolsa nacional.

Já lá fora, o dia foi «negro», com a Europa a cair até 1,55% liderada por Frankfurt, enquanto nos EUA os principais índices desvalorizam até 1,65% do tecnológico Nasdaq.

PUB

Relacionados

Últimas