Já fez LIKE no TVI Notícias?

Sonaecom e Zon avançam com fusão

Relacionados

Empresas confirmam negociações entre operadoras de telecomunicações

A Sonaecom e duas empresas detidas por Isabel dos Santos estão a negociar a fusão da Optimus e da Zon. A Optimus passa a integrar a empresa na qual a angolana é a maior acionista: as duas empresas de telecomunicações juntas valem cerca de 1400 milhões de euros.

A notícia foi avançada pelo «Económico» esta sexta-feira e confirmada em comunicado enviado à Comissão de Mercados e Valores Mobiliários, no qual pode ler-se que o acordo está a ser negociado entre a Sonaecom e duas empresas detidas por Isabel dos Santos, no sentido de levar à «incorporação da Optimus na Zon».

PUB

O acordo foi feito diretamente entre Isabel dos Santos e a Sonaecom, deixando agora às administrações da Zon e da Optimus SGPS que «apreciem a conveniência e oportunidade da mesma» e «submetam às assembleias gerais das respectivas sociedades o correspondente projecto de fusão».

No acordo, é ainda considerado «aceitável uma relação de troca baseada numa valorização da Zon correspondente a 150% da Optimus SGPS», mas a nova sociedade será «detida em partes iguais»: «a Sonaecom e a Kento/Jadeium [empresas detidas por Isabel dos Santos] acordaram na constituição de um veículo detido em partes iguais que, condicionadamente à concretização da fusão, reunião uma parcela substancial da participação da primeira na Optimus e a totalidade da participação da Kento/Jadeium na Zon, e que [...] passará a deter uma posição de controlo».

No comunicado, explica-se ainda que a Kento/Jadeium e a Sonaecom entendem que a fusão entre a Zon e a Optimus SGPS «permitirá obter uma optimização de recursos significativa e uma maior eficiência e rendibilidade que servirão de alavanca para o reforço da capacidade de investimento da entidade resultante, seja em novos mercados (sobretudo em mercados emergentes) seja em novos produtos, com maior qualidade e competitividade e, bem assim, que a mesma corresponde ao cenário de consolidação do sector das telecomunicações português com maior potencial para intensificar os níveis de concorrência entre operadores».

PUB

O negócio procura ainda a complementaridade das respetivas atividades e infra-estruturas: «as da Zon viradas para o segmento das comunicações fixas a nível nacional (televisão por subscrição e banda larga fixa), e as da Optimus para o segmento das comunicações móveis a nível nacional (voz e banda larga móvel) - conforme tem sido reconhecido, por diversos analistas e casas de investimento, e pelas próprias administrações tanto da Sonaecom como da Zon».

A empresária Isabel dos Santos detém 28,8% da Zon, seguida do BPI (7,55%), Grupo Espírito Santo (13,69%) e de Joaquim Oliveira (4,84%). A Ongoing Strategy Investments tem 3,29%, Estevão Neves SGPS conta com 2,94%, o grupo Visabeira 2,15% e o Norges Bank 2,06%.

O grupo SGC e a Zadig Gestion contam com participações de 2% na Zon.

A Optimus é detida a 100% pela Sonaecom.

PUB

Relacionados

Últimas