Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tréguas: risco de Itália alivia depois de austeridade

Relacionados

Juros descem também em Espanha, França e Bélgica mas sobem na maioria dos prazos em Portugal. A 2 anos e 5 anos já superam os 18%

O mercado da dívida está a dar tréguas a Itália esta segunda-feira, depois de Roma ter anunciado ontem um novo pacote de austeridade no valor de 30 mil milhões de euros.

Os juros das obrigações do Tesouro (OT) em Itália estão a cair em todas as maturidades, com a taxa dos títulos de dívida a 10 anos a baixar até aos 6,345%, abaixo da fasquia insustentável dos 7%, que arrastou países como a Grécia, Irlanda e Portugal para as garras da «troika».

PUB

Também os «credit-default swaps» (CDS) de Roma, sobre as Obrigações do Tesouro a 5 anos, caem 14 pontos para 442 pontos: é o que mais cai em todo o mundo.

Os investidores estão a mostrar ânimo perante o aproximar da cimeira de Bruxelas, que decorre já na próxima sexta-feira, 9 de Dezembro. Hoje Nicolas Sarkozy e Angela Merkel vão reunir-se , em Paris, para ultimar as propostas de «refundação» da Europa. A ideia de ambos é criar uma «união orçamental» e alterar os tratados.

Isto acontece no mesmo dia em que as «yields» de países como Espanha, França e Bélgica também descem no mercado secundário. Os juros de Espanha a 10 anos recuam para 5,442% e em França tocam abaixo dos 3,172%.

Um cenário que contrasta com o comportamento dos juros portugueses, que estão a subir em quase todos os prazos. A 2 anos disparam para os 18,45%, a 5 anos sobem para 18,07% mas a 10 anos, ainda assim, permanecem estabilizados nos 14,02%.

PUB

Relacionados

Últimas