Já fez LIKE no TVI Notícias?

OE2012: dívidas em atraso da Saúde ficam fora do défice

Relacionados

Perto de 1,4 mil milhões de euros não serão contabilizados no défice. Morais Sarmento explica porquê

Cerca de 1,4 dos 1,5 mil milhões de euros de dívidas em atraso da Saúde que o Estado deverá regularizar em breve não serão contabilizadas no défice, revelou esta sexta-feira o secretário de Estado do Orçamento.

Morais Sarmento explicou - questionado pelo socialista Pedro Marques sobre como poderia este pagamento de dívidas não ser contabilizado no défice orçamental (a que conta para Bruxelas) - que o INE já tinha contabilizado esta despesa em anos anteriores.

PUB

«Acontece que se veio a verificar que cerca de 1,4 mil milhões de euros está considerado porque o INE considerou, não os pagamentos, mas o valor dos contratos programa», explicou Morais Sarmento, citado pela Lusa.

Ajuda à Madeira também não conta para défice

Assim, dos 1,5 mil milhões de euros de dívidas em atraso que o Estado irá pagar do setor da Saúde com receitas dos fundos de pensões da banca transferidos para o Estado, à volta de 1,4 mil milhões de euros não deverão assim aumentar o défice em contas nacionais.

Morais Sarmento disse ainda que, apesar de não ter presente o valor correto, dos cerca de 400 milhões de euros a transferir para a Madeira, valor previsto no acordo do programa de ajustamento da Madeira, não será considerada a totalidade deste valor no défice orçamental em contas nacionais.

PUB

Relacionados

Últimas