Já fez LIKE no TVI Notícias?

Tecto de três salários mínimos para futuras pensões é «baixo»

Relacionados

Trabalhadores que têm careiras contributivas mais longas «devem ficar de fora das reformas»

O ministro da Solidariedade e Segurança Social, Pedro Mota Soares, considera que seria «extremamente reduzido» limitar a três salários mínimos as pensões mais altas, no âmbito da reforma do sistema que o Governo vai lançar a discussão pública.

«Sei que há pessoas no passado, até da área do partido Socialista que defenderam por exemplo três salários mínimos. Como sabem é um limite bastante baixo. Pessoalmente, no passado, nunca defendi um limite como esse. Parece-me que um limite como esse é extremamente reduzido. Mas quem o defendeu foram pessoas até da área do PS», afirmou Mota Soares, à margem do Fórum Poupança, Pensões e Reformas, organizado pelo «Correio da Manhã».

PUB

Em contrapartida, o ministro escusou-se a avançar com quaisquer números. «Não considero nenhum limite, o que vamos fazer é estudar todas estas matérias. Há um conjunto de matérias que devem ser estudadas, temos que falar claramente quando tivermos números à frente», afirmou.

«Queremos fazer um conjunto de audições, participações, isto é uma discussão que vai começar agora a ser iniciada», sublinhou Mota Soares, citado pela Lusa.

Reforma do sistema «abre a porta» aos privados

A reforma da Segurança Social prevê o estabelecimento de «plafonds» nas deduções, mas também nos pagamentos, abrindo espaço à participação no sistema a operadores não públicos. É, por outro lado, «dirigida aos trabalhadores que entraram há pouco tempo no mercado de trabalho ou àqueles que vão entrar no mercado de trabalho», sublinhou o ministro.

Os trabalhadores que têm careiras contributivas mais longas devem ficar de fora das reformas, pois «já não têm tempo» para alterar o perfil de contribuições, explicou ainda Pedro Mota Soares.

Mota Soares reafirmou ainda que a reforma do sistema de Segurança Social prevê a participação no sistema de entidades mutualistas e privadas.

PUB

Relacionados

Últimas