Já fez LIKE no TVI Notícias?

Ajudar Portugal? Só com «condições difíceis»

Alemanha deixa o aviso

Os alemães só apoiam financeiramente Portugal com «condições difíceis». O aviso parte do próprio ministro das Finanças de Angela Merkel.

«Quem pede ajuda europeia deve poupar» e os portugueses devem ter consciência disso mesmo, disse Wolfang Schaeuble, em entrevista ao diário alemão «Die Welt».

PUB

O ministro sublinhou que «a ajuda só virá com condições difíceis» e que Portugal precisa de tomar medidas de austeridade «rigorosas».

Sobre o contágio a Espanha, Schaeuble diz que o risco é «muito reduzido» dada a nova regulamentação europeia. «Além disso, Espanha tem feito esforços consideráveis em termos de reformas estruturais e para conter a crise». A recompensa vê-se no acesso ao financiamento nos mercados. Os juros rondam os 5,3%.

Já Portugal vê as portas fecharem-se cada vez mais. Ainda esta quinta-feira os juros a cinco e dez anos voltaram a bater recordes, nos 10,5% e 9,08%, respectivamente.

E a Grécia, intervencionada já no ano passado, não está melhor: os juros continuam acima dos 13% e o ministro alemão avisou que poderão ser necessárias medidas de austeridade adicionais, no caso o país não consiga controlar a sua dívida.

Schaeuble sustenta que qualquer reestruturação da dívida antes de 2013 terá de ocorrer de forma voluntária.

[Notícia actualizada 10h50]

PUB

Últimas