Já fez LIKE no TVI Notícias?

Amorim recusa ter consultado BPN para financiar Galp

Relacionados

Empresário diz que grande parte da aquisição foi financiada por «sete bancos europeus» mas afasta consulta ao BPN

Américo Amorim garantiu esta quinta-feira que a compra da participação na Galp Energia foi em grande parte financiada por «sete bancos europeus», recusando ter consultado o BPN para o efeito.

«O dossier de financiamento da aquisição de uma posição accionista na Galp Energia foi tratada pessoalmente por mim junto de sete bancos europeus, com os quais negociei e fechei a operação financeira», afirmou esta quinta-feira em comunicado Américo Amorim.

PUB

No esclarecimento enviado à Lusa, o empresário realçou que «do montante total da operação de financiamento em referência, cerca de dois terços dos fundos foram tomados fora de Portugal e apenas um terço teve origem no país».

«Nunca consultei o BPN e praticamente não tenho quaisquer contactos, até hoje, com o BPN», declarou.

Para Américo Amorim, «todas as pseudo-informações publicadas sobre tal matéria são completamente falsas e certamente inspiradas pelo desejo de confundir a opinião pública sobre o mérito intrínseco da operação de aquisição do BPN pelo Banco BIC», banco de capitais luso-angolanos, do qual Américo Amorim é accionista.

O Bloco de Esquerda (BE) questionou o Governo na semana passada sobre a existência ou não de um crédito, por liquidar, da Amorim Energia ao BPN, referente à compra de uma participação na Galp em 2006.

PUB

Relacionados

Últimas